Seminário Nacional de História da Matemática

O Seminário Nacional de História da Matemática foi fundado em Janeiro de 1988, no seguimento das comemorações do bicentenário do falecimento do distinto matemático português José Anastácio da Cunha (1744-1787), as quais se realizaram em vários pontos do País, nomeadamente em Coimbra, Évora e Lisboa. Conscientes de importantíssimas lacunas no que dizia respeito à divulgação e investigação em História da Matemática no nosso País, e muito em especial no que dizia respeito à Matemática Portuguesa, membros das Universidades de Lisboa, Coimbra, Porto e Minho decidiram criar uma estrutura adaptada às circunstâncias que promovesse a elaboração de uma rede nacional de contactos entre os interessados e investigadores em História da Matemática, e simultaneamente promovesse a colaboração e intervenção em temas nessa área.

Não foi esquecida a importante necessidade de integração na comunidade internacional dos historiadores da Matemática, evidenciada pela presença em todos os Encontros Nacionais de investigadores de outros países. Desde meados dos anos 90 o Seminário passou a constituir uma secção da Sociedade Portuguesa de Matemática.

Para além dos Encontros Nacionais, desde 1993 o Seminário tem mantido uma colaboração com os investigadores brasileiros de História da Matemática, tendo conjuntamente organizado seis Encontros Luso-Brasileiros de História da Matemática, com publicação das respectivas Actas, com excepção das do 3º Encontro (as do sexto Encontro têm publicação prevista para o primeiro semestre de 2014). Nos três primeiros Encontros e nos dois últimos foram tidas em conta duas vertentes, igualmente importantes, dos objectivos do SNHM: a divulgação e a investigação, pelo que nesses Encontros houve sempre a inclusão de conferências sobre temas de investigação, a par de outras mais generalistas, bem como a realização de mini-cursos. O 4º Encontro, realizado em 2004 no Brasil, teve uma matriz diferente. Considerando que o número de investigadores em História da Matemática nos dois países tinha aumentado significativamente desde a organização do primeiro Encontro, em 1993, foi considerado benéfico para a mobilização desse mesmo corpo de investigadores organizar um Encontro totalmente dedicado a temas de investigação em História da Matemática.

Em 2013 teve lugar em Espanha, em Santiago de Compostela, durante a realização do Encontro Nacional da Real Sociedade Matemática Espanhola, o 1º Encontro Ibérico de História da Matemática. Este Encontro, iniciando uma colaboração já há muito devida com os nossos colegas espanhóis, realizar-se-á periodicamente de três em três anos, alternadamente em Portugal e em Espanha, e terá lugar durante a realização dos Encontros Nacionais das respectivas sociedades de Matemática.

Luís Saraiva _ CMAF/Universidade de Lisboa